Blog



Diferenças entre MVC e ASPX PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avaliação: / 15
FracoBom 
Escrito por António Costa   
Sexta, 23 Janeiro 2015 17:37

Todos os intusiastas do DotNet se debatem com a fama de que a arquitetura MVC é bastante mais rápido, em termos de desempenho.

Mas até que ponto estes mesmos entusiastas mostram-nos evidências? até que ponto esta fama é correcta?

 

 

A verdade é que páginas Aspx (webForms) são orientadas ao Evento, mantendo um estado dos objectos Html que são renderizados na página e que são desenhados com tags Aspx. Para manter esse Estado é criada uma variável que é trocada com o Servidor sempre que ocorre um post, que se chama StateView.

O StateView pode crescer exponencialmente criando um corpo http tão grande que é necessário repartir os pacotes TCP causando uma maior latência da resposta.

A grande vantagem é o facto do programador poder de forma transparente, construir uma página ou um pequeno portal de forma fácil, rápida e de forma muito semelhante a um winForms.

Contudo, esta transparência quando falamos numa grande aplicação web ou portal SaaS com alguma complexidade, pode começar a criar algum lixo que muitas vezes não é necessário para o nosso portal, e está sempre constante no stateView.

É possível com isto, uma página ser construída por quem tenha pouco ou nenhum conhecimento de programação e / ou Web. Basta arrastar e largar no limite extremo.

Cheguei a fazer entrevistas a programadores ASPX, com carreira na tecnologia em cerca de 7 anos, e que confrontados com perguntas básicas de WEB, não me sabiam explicar, por exemplo, o que era um cookie.

 

O MVC, por sua vez, dá a responsabilidade ao programador para manter estado, oferecendo apenas o automatismo de Binding, que nos permite transformar um formulário num Model (objecto que representa o Formulário) e vice-versa.

Aqui já exige mais conhecimentos WEB e de Programação, mas o produto terá mais qualidade e mais organização, transformando-se num menor custo de manutenção.

Mas passemos a factos.

Shivprasad koirala e Marla Sukesh, num artigo intitulado ASP.NET MVC vs ASP.NET WebForm performance comparison na codeProject, mostram-nos essas Evidências e é um facto comprovado que o MVC tem um desempenho consideravelmente melhor, comparativamente ao típico ASPX.

Vale a pena ler, pois o artigo está bem explicado e estruturado.

 

Actualizado em Sexta, 23 Janeiro 2015 17:43
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

RSS

feed-image RSS

Veja no facebook