Nuvem, ou a Cloud PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avaliação: / 18
FracoBom 
Escrito por António Costa   
Quarta, 27 Novembro 2013 13:37

Hoje em dia tem-se ouvido falar tanto em Nuvem ou cloud (o termo em Inglês). Mas afinal o que é isto de Nuvem? existe algum servidor dentro de uma nuvem? algum satélite que fica para além das nuvens?

 

 

Eu próprio no inicio tinha alguma dificuldade em compreender o que era a nuvem, pois para mim a nuvem já existia, e não entendia para quê tanto aparato agora e só agora. Bem, na verdade tem o seu sentido, pois chegamos ao momento em que o utilizador comum tem maturidade (dada pela tecnologia) para ter o seu próprio espaço na núvem.

Mas afinal o que é a núvem?

A nuvem não é mais que uma designação de internet ou serviços que estão permanentemente online, ou ainda rede pública. É tudo sinónimos para a mesma palavra: Internet.

E porquê a utilização da palavra núvem para definir internet?

Simples. Uma rede é um conjunto de dispositivos, ligados entre si, com ou sem fios, e que permite a comunicação entre si. Cada dispositivo é um nó. Podemos mesmo imaginar uma rede, por exemplo de pesca, em que existem nós ligados por fios.

É facil desenhar uma rede interna, caseira, empresaria, etc, pois conhecemos os nós e as ligações (mesmo que sem fios) dessa rede.

Eis um pequeno exemplo:

 

rede

 

Neste exemplo, claramente vemos desenhadas 2 redes, ligadas entre si por uma série de dispositivos ou routers ou switches.

 

Seria possível, desenhar desta forma, a Internet?

Sim e não. Sim, porque é algo fisico, constituido por computadores, routers, switches, servidores, telemóveis, satelites, etc etc etc. Não porque para além de ser quase impossível otermos todo o inventário de dispositivos existentes actualmente (incluindo cabos), tornava-se ilegível, tendo em vista as várias possivilidades de ligação entre si.

 

Então como desenhamos a internet, para esquematizar ligações através da mesma? A forma mais comum é com uma nuvem, apesar de haver outras abordagens (um globo, por exemplo).

 

Eis um exemplo de redes ligadas pela internet:

internetNuvem

 

Assim, a nuvem é tudo o que existe na internet, todos os sites que usamos, os emails que acedemos, o facebbok, o google, este site, etc. Tudo o que está disponível.

Então se a núvem é isso, a núvem sempre existiu desde que existe internet, porque é que só agora se fala tanto na núvem.

Bem, o facto de só agora se falar tanto da núvem, é porque até há bem pouco tempo, um utilizador comum apenas consultava sites, e o modo mais avançado que tinha era consultar emails. Quem mexia na nuvem era alguém que tinha, de alguma forma, capacidade e habilitações para tal.

Hoje em dia, a tecnologia permite que todos nós consigamos iteragir com a núvem de forma bastante simples e intuitiva. Um bom exemplo disso é a dropbox.

A núvem dos dias de hoje, vem com um conceito novo: Integração. Isso mesmo, podemos integrar vários dispositivos através da núvem.

Por exemplo (que eu axo bastante útil e que ainda pouca gente utiliza): Imaginem que utilizam um telemóvel e que até guardam os contactos telefónicos no cartão SIM, para poderem trocar de telemóvel à vontade, sem ter que transferir os contactos. Bem visto, certo? Agora imaginem que perdem o telemóvel ou ainda mais tragico, se este é roubado. Lá se vão os contactos.

Já é possível guardar os contactos na núvem (o GMAIL oferece essa possibilidade) e podemos até utilizar vários telemóveis, com cartões distintos, a beber os contactos da mesma fonte (neste caso o GMAIL).

O Facebook é também um exemplo onde podemos associar uma fotografia aos nossos contactos que por sua vez estão guardados no GMAIL.

Com a nuvem, podemos guardar as nossas fotografias, videos favoritos, etc.

 

Espero que este artigo tenha conseguido esclarecer o que é a nuvem, e que esta não é uma coisa nova, já tem várias decadas de existência.

 

Vemo-nos na nuvem :D

 

Viu algum erro ortografico? Contacte-me: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Actualizado em Quarta, 27 Novembro 2013 14:51
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Veja no facebook