1. Introdução aos Sistemas de Numeração PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por António Costa   
Quarta, 21 Maio 2014 18:05

Os sistemas de numeração resume-se à forma como nós utilizamos a numeração (seja para fazer contas, para utilizar dinheiro, ou mesmo para ver as horas).

Existem vários sistemas de numeração, sendo o mais utilizado o sistema decimal (o que utilizamos todos os dias) mas certamente já todos nós ouvimos falar e ainda hoje utilizamos o sistema de numeração Romano.

No entanto existem muitos outros sistemas, e é comum utilizar nos sistemas informáticos o sistema binário, por diversas razões que explicarei nesta sebenta.

Então, o que distingue os sistemas de numeração? Basicamente o que destingue são os simbolos (ou o conjunto de simbolos) utilizados para representar um número.

Assim, por exemplo, o número três, no sistema de numeração Romano, representa-se por III, já no sistema de numeração Decimal representa-se por 3 e no sistema binário por 11. Confuso? Calma, é só a introdução, explicarei mais a frente como se utilizam os sistemas de numeração árabes (decimal, octal, exadecimal e binário, se bem que poderão existir mais).

Todos nós sabemos utilizar o sistema decimal, certamente. Mas já alguma vez se perguntou como funciona o sistema decimal?

Para nós é tão elementar, como falar, que nem nos apercebemos da complexidade de tal sistema de numeração, ao ponto de acharmos que o sistema binário é dificil de compreender, mas asseguro que é mais simples (a mesma coisa com a língua. Nascemos a saber português, que quando aprendemos outra ligua que não a materna, parece-nos mais difícil, mesmo sendo mais fácil).

Vamos então iniciar este curso, que pode ser aplicado não só à informática, como a outras aplicações.

Actualizado em Quarta, 04 Junho 2014 13:37
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Veja no facebook