4. O Sistema Decimal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Avaliação: / 18
FracoBom 
Escrito por António Costa   
Terça, 03 Junho 2014 17:19

O sistema decimal, tal como o conhecemos, utiliza os seguintes símbolos (que também conhecemos por algarismos): 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9.

Começamos no número Zero com o símbolo '0', Um com o símbolo '1', etc até ao Nove com o simbolo '9'.

O que acontece quando chegamos ao décimo?

 

 

 

Quando chegamos ao número Dez, já não temos mais símbolos disponíveis.

O que fazemos então? vamos ter de repetir o '0' novamente.

Mas então como vamos distinguir o '0' de Zero e o '0' de Dez?

Estas perguntas parecem elementares, certo? Mas é aqui que rezide o funcionamento básico de todos os sistemas de numeração.

A resposta é colocar o '1' antes do '0'. Sim, mas porquê? Qual a razão?

Agora, apesar de ser elementar, custa a responder. Pois é, o '1' atrás do '0' é no fundo como se fosse um contador. Ou seja, é como se estivessemos a dizer, vou repetir o '0' uma vez. E como o símbolo de UM é '1', então fazemos 10.

Até ao 19 a explicação é a mesma. Quando chegamos ao Vinte, voltamos a esgotar os símbolos , então fazemos o mesmo, voltamos a colocar '0', mas como é a segunda vez que repetimos o '0', utilizamos o '2' para indicar a segunda repetição, então temos o 20.

Bom, recorrentemente, isto acontece até ao 99. Aqui chegados  dizemos que é a décima vez que vamos repetir o uso dos nossos símbolos , então, e como já temos uma combinação de símbolos para o DEZ (10), utilizamos esse para preceder o nosso "novo zero" (100).

E Por aí diante (1000, 10000, 100000, ...).

Nesta lição, entendemos também o que foi dito da lição 2, e o porquê da sequência 10 representar o sistema em que nos encontramos.

Posto isto, deixo-vos um exercício antes da próxima lição. Como será o comportamento do sistema Octal (Oito símbolos)? Como posso representar o número 25 em Octal?

Actualizado em Quarta, 28 Janeiro 2015 17:00
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Veja no facebook